
Casa Inteligente: 5 recursos para automatização residencial
O conceito de casa inteligente tem ganhado força nos últimos anos e, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), até 2025 o setor deve atingir uma movimentação de US$ 3,1 bilhões.
O mesmo estudo revela um grande salto, já que, em 2016, a quantidade de residências com algum tipo de automatização era de 300 mil e, em 2020, esse número chegou a 2,2 milhões.
A automação é uma forte característica dos imóveis de alto padrão, promovendo maior segurança e comodidade.
As smart homes oferecem maior segurança para sua família em relação às adversidades do cotidiano e são tendência no mercado de imóveis de alto padrão.
Esse tipo de investimento tem sido executado em maior velocidade e oferece novas formas de interação entre os moradores, o espaço físico e a tecnologia.
Para usufruir de todas as funcionalidades das casas inteligentes, você pode contar com recursos como:
1. Automação
É o aspecto principal da casa inteligente e você vai poder comandar a sua casa por meio de aparelhos como tablets e celulares. É possível também acionar portas, janelas e persianas que estejam conectadas à central. Para isso, existem equipamentos como:
- tomadas inteligentes;
- cortina e persiana;
- ar condicionados e aquecedores;
- tomadas;
- interruptores.
2. Sensor de presença
A partir do momento que a sua casa conta com essa diversidade de produtos para automação, é possível conectar sensores de presença que irão acender a luz quando alguém se aproximar e ajudarão na economia de energia.
Além disso, o sensor também auxilia a segurança, permitindo a fiscalização de estranhos que possam se aproximar. Quando integrados a todo um sistema de casa inteligente, é possível acionar as câmeras, alarmes e até mesmo a polícia.
3. Equipamentos com comando de voz
Com os smart speakers é possível acionar todos os aparelhos automatizados na sua casa, ligando eletrodomésticos ou acionando cortinas, por exemplo. Além disso, é possível criar listas, gerenciar compromissos e até realizar compras através do comando de voz.
4. Fechaduras digitais
Promovendo maior segurança e acabando com imprevistos, como aquele momento em que você esquece as chaves e fica trancado para fora de casa, as fechaduras digitais abrem as portas por meio de uma senha.
5. Recursos de sustentabilidade
Estamos acostumados a associar as smart homes e tecnologia a aparelhos eletrônicos, mas o mercado imobiliário tem se tornado cada vez mais verde, e a sustentabilidade também é um ponto chave para esse tipo de residência.
Itens como o uso de painéis solares para aproveitar a luz e economizar energia são muito utilizados, bem como sistemas para reutilização de água.
Esses recursos contribuem para a economia de recursos e também para a preservação do meio ambiente.
