Iluminação zenital: uma tendência que torna seu lar mais sofisticado
HSH Imoveis

Iluminação zenital: uma tendência que torna seu lar mais sofisticado

O bom aproveitamento da luz natural pode ser uma alternativa para proporcionar conforto, bem-estar, sustentabilidade e sofisticação para os ambientes. Uma forma de fazer uso disso é por meio da iluminação zenital, uma tendência arquitetônica que vem crescendo entre os imóveis de alto padrão. Basicamente, a iluminação zenital é uma técnica que se utiliza da luz natural, que invade os ambientes por meio de pequenas ou grandes aberturas nas estruturas dos imóveis.

Geralmente, a entrada da luz natural ocorre através de um teto translúcido. Em alguns empreendimentos, também é possível encontrar essa tendência em paredes, proporcionando uma aparência sofisticada, moderna e sustentável aos espaços.

É comum que os recursos de iluminação zenital sejam produzidos a partir de acrílico, vidro ou policarbonato, com revestimento em madeira ou metal.


Quais são as vantagens de usar iluminação zenital?


1. Melhor aproveitamento da luz natural

Com a iluminação zenital, a incidência de luz natural é melhor aproveitada, tornando o ambiente mais aconchegante e agradável. Além de dar também uma sensação de amplitude, promovendo a ilusão de um ambiente maior.


2. Funcionalidade nos espaços

Os recursos de iluminação zenital são utilizados como pontos de entrada de luz sem sobrecarregar os ambientes, proporcionando uma experiência mais agradável e integrada à natureza.


3. Beleza e sofisticação aos ambientes

Sem dúvidas, utilizar a iluminação zenital é uma forma de deixar o imóvel – seja ele residencial ou comercial – com uma aparência mais atrativa, sofisticada e que demonstra uma preocupação com o meio ambiente e a natureza.


4. Ventilação natural

A tendência de luz zenital não afeta apenas a iluminação dos ambientes. Ela também é capaz de contribuir para uma melhor ventilação do imóvel, colaborando para o equilíbrio entre a luz solar que entra e a temperatura do local. Isso ocorre porque, com a instalação da iluminação zenital, existe uma maior circulação natural do ar, já que o vento vai entrar pelas aberturas zenitais e movimentar o ar frio para próximo ao chão e o ar quente pelas saídas disponíveis.


5. Economia e sustentabilidade

 A diminuição da necessidade de luzes artificiais e demais artifícios elétricos e a melhora da ventilação contribuem para um menor consumo de energia – uma boa vantagem tanto para o bolso do residente do imóvel com a luz zenital quanto para o meio ambiente.



Compartilhe: