
Walkability: o que é e qual a importância para o seu imóvel?
Em tradução livre, walkability significa algo como “caminhabilidade”, uma expressão não usada em português, mas bastante intuitiva. Ela diz respeito à percepção que as pessoas têm sobre a acessibilidade, a mobilidade urbana e o transporte sustentável de uma localidade.
Trata-se de algo realmente importante na hora de considerar um imóvel. Afinal, antes de se investir ou mudar para um determinado espaço, deve-se focar também nos arredores.
Qualquer empreendimento, por mais qualificado que seja em termos de estética e estrutura, tende a se tornar menos aprazível se estiver mal localizado — em ruas com buracos ou má pavimentação, por exemplo. E isso não pesa apenas para quem busca moradia. Aqueles que pretendem investir no setor imobiliário, considerado um dos mais seguros e rentáveis do mercado, também estão sempre de olho nesse quesito.
O mesmo vale para a situação contrária: casas cercadas de boas estruturas, com qualidade em transporte ou acessibilidade (em especial quanto à mobilidade de idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção ou visão) tendem a ser mais bem-vistas por compradores e investidores. Em outras palavras, isso as valoriza no mercado.
Como calcular esse indicador?
Na hora de escolher um imóvel para viver ou investir, ou mesmo se você quiser saber mais sobre aquele no qual vive atualmente, é possível calcular a walkability por meio de uma ferramenta especializada para isso. O local em questão passará por uma análise mais detalhada do que apenas o seu interior, levando em consideração todo o ambiente em torno dele por meio de dados do Google, por exemplo.
Além disso, é possível usar essa ferramenta para calcular a pontuação quanto ao transporte público da região, aos acessos de bicicleta, ou mesmo os índices de criminalidade em determinadas regiões. Sem dúvida, essa é uma excelente fonte de informações para tomar decisões mais seguras.
